10 práticas que te vão deixar mais inteligente

shutterstock_244359223

Ficar mais esperto, ter um rendimento melhor nos estudos e no trabalho? Sabia que é possível dar um upgrade no funcionamento do teu cérebro? Pesquisando, fiz uma lista com pequenas atitudes que podem ajudar qualquer um de nós a ser uma pessoa mais inteligente.

1 – Administrar o tempo online

Já reparou que, de vez em quando, quando logamos no Facebook “só para dar uma olhadinha”  perdemos algumas horas diante da tela azul e branca? Não é que não podemos nos divertir com as redes sociais, mas aprender a administrar o tempo na internet é uma grande coisa.

Você pode usar “o lado bom” da internet e se dedicar a aprender coisas novas, ver palestras do TED, ou aprender uma nova língua, conhecer um novo país, aprender mais a respeito do corpo humano e por aí vai.

2 – Faça Anotações

Por termos acesso a um número muito grande de informações todos os dias, não adianta pensar que vamos conseguir lembrar sempre do conteúdo que gostamos ou achamos fantástico. Quando algo for realmente importante, o ideal é que façamos anotações para que possamos nos lembrar depois.

3 – Faça uma lista das coisas que já fez

Ser confiante e feliz é sinal de inteligência, e uma boa forma de te tornares confiante e satisfeito é lembrares-te das coisas que já conquistou.

 4 – Jogue mais

Os jogos mais recomendados para treinar o teu cérebro são o xadrez, alguns jogos de cartas e, claro, as famosas palavras cruzadas. Tudo o que envolva planejamento estratégico e memória é uma boa ideia. Melhor ainda se jogares sozinho, sem ajuda de livros e dicas.

5 – Selecione melhor os teus amigos

Não é novidade que as pessoas com as quais você se relaciona influenciam seus hábitos e decisões. Por isso, é sempre bom manter por perto amigos que te agreguem conhecimento e crescimento.

De acordo com Saurabh Shah, o teu QI é uma média do QI das cinco pessoas mais próximas de ti.

6 – Leia Bastante

Cientificamente falando, a leitura tem o poder de te dar aquele impulso que o teu cérebro precisa de vez em quando, sem falar que é um ótimo exercício para a criatividade também.

7 – Explique as coisas para as pessoas

Albert Einstein, o gênio que todo o mundo conhece, disse uma vez que “se não consegues explicar de uma maneira simples, não entendes o assunto bem o suficiente” e, mais uma vez, ele parecia estar correto. Quando você realmente entende um assunto, consegue falar sobre ele com facilidade. Por isso, acostume-se a falar a respeito das coisas que tem aprendido. Pode ser até para si mesmo, na frente do espelho.

8 – Faça coisas novas e aleatórias

Ninguém gosta de rotina, nem mesmo o seu cérebro. Por isso, faça coisas novas e diferentes com frequência. Steve Jobs, por exemplo, fazia aulas de caligrafia quando era mais novo, mesmo sem precisar de se preocupar com isso. Anos mais tarde, quando se tornou o gênio responsável pela Apple, os conceitos de design que ele havia aprendido foram mais do que úteis.

Se você trabalha com fotografia, tente escrever um pouco também. Se o seu interesse maior é a qualidade de vida, aventure-se numa aula de DeROSE Method ou dança.

9 – Aprenda um novo idioma

É importante saber qualquer língua além do português para te destacares no mercado de trabalho, lógico, mas isso também deixa o teu cérebro mais esperto, mais treinado.

10 – Relaxa!

Depois de um dia corrido, de todas as tarefas do trabalho cumpridas, depois de fazer aquela aula de DeROSE Method, de começar a ler um novo livro e de aprender um pouco mais sobre um novo idioma, relaxe, respire e fique algum tempo em silêncio, sem fazer nada, concentrando-se apenas no seu corpo e na sua respiração.

Esses minutos de calma são muito úteis para que o teu cérebro assimile tudo o que você fez e para que o teu corpo recomponha as energias. Se você é do tipo que vive muito estressado e irritado, experimente fazer um pouco de meditação todos os dias e, com certeza, vai perceber que a sensação de irritação vai começar a diminuir.

Esse texto foi escrito pelo Eduardo Cirilo, instrutor do Método DeROSE e diretor da Escola DeROSE Antas, em Portugal.

Texto original disponível aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s