4 exercícios para melhorar a ansiedade, o medo e a raiva.

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Sejamos realistas, competências técnicas podem ser ensinadas, aprendidas e treinadas. Hoje, o maior diferencial que alguém pode ter e que determina muito do sucesso em sua vida pessoal e profissional é a forma como lidamos com aqueles que convivem conosco e estão à nossa volta.

Nesta semana, saiu uma matéria do Empreendedor do DeROSE Method, o Prof. Gustavo Oliveira, em uma das maiores publicações sobre empreendedorismo do mundo, a INC, falando sobre Inteligência Emocional. Confira a tradução livre da matéria:

“Como alguém lida com as outras pessoas é um importante fator que determina o alcance de sucesso ou não nos negócios e na vida. Envolve a inteligência emocional (IE), ou a capacidade de reconhecer e reagir adequadamente aos seus próprios sentimentos e aos das pessoas ao seu redor, particularmente quando se trata de lidar com o stress e a frustração. De acordo com Gustavo Oliveira – um consultor que ajudou cerca de 2.000 pessoas em todo o mundo a melhorar sua IE com o DeROSE Method – é uma habilidade que todos podem aprimorar. Aqui estão quatro maneiras de construir sua inteligência emocional.

Estude-se.

Para obter uma melhor compreensão de suas respostas emocionais, comportamentos e onde seus pontos fracos podem mentir, aprenda a prestar atenção às suas reações e comportamentos. E peça a pessoas próximas a você – apenas se forem honestas – para lhe dizer quais as áreas de sua personalidade que precisam melhorar.

Gerencie suas emoções em situações estressantes respirando corretamente.

A respiração profunda e constante através das narinas com uma caixa torácica relaxada é uma das melhores maneiras de diminuir o estresse no corpo. Ela envia mensagens de calma e descontração ao seu cérebro. Ele, então, envia essa mensagem ao seu corpo, resultando em uma frequência cardíaca mais baixa e pressão arterial mais estável. E quando você está calmo e descontraído, você gerencia melhor suas emoções imediatas.

Canalize suas emoções.

Um método poderoso de lidar com emoções negativas é transformar as energias negativas em positivas redirecionando-as para abastecer novas oportunidades. Por exemplo, em 2009 eu estava expandindo dois negócios bem sucedidos. Dois anos depois, ambos falharam e meu dinheiro desapareceu. Eu estava esmagado, frustrado e desapontado, mas em vez de deixar minhas emoções reforçarem uma mentalidade e comportamentos improdutivos, enquanto estava em viagem e dirigindo por 5 horas comecei a pensar em maneiras de canalizar o poder da frustração para algo positivo. Durante este tempo, percebi que minhas falhas realmente me ensinaram muitas lições valiosas sobre como administrar um negócio e as coisas que devem ser evitadas. Eu decidi ensinar essas lições a outros e criei um curso que foi um grande sucesso, me tornei um novo e incrível recurso.

Transmute suas emoções.

Tente transformar sentimentos negativos como raiva, ódio, dor e ciúme em coisas positivas, como amor, admiração, compaixão e gentileza. Por exemplo, eu tinha um aluno que era um atleta de stand up paddle profissional (SUP) que ficava emocionalmente instável sempre que um concorrente o provocava durante as competições, o que afetava negativamente seu desempenho. Então, criei uma resposta de treinamento comportamental para ele: pedi-lhe para sorrir para o concorrente, remar com mais força e intensificar seu foco. Com tempo e treinamento, sua resposta melhorou drasticamente e seu comportamento novo e inesperado desestabilizou os concorrentes que o provocavam.

A inveja é outra emoção negativa comum. Alguns dos meus alunos admitiram que as conquistas de outros fazem com que eles se sintam como se não fossem suficientemente bons. Eu os treino para transformar este sentimento e substituí-lo por admiração pelo sucesso da pessoa. Eles passam a vê-lo como uma oportunidade de aprender com os pontos fortes da pessoa, que é uma resposta mais útil e produtiva.”

 

Agora, você provavelmente está pensando: “falar é fácil, mas colocar em prática é outra coisa”. Bom, você de fato não está errado. Em meio a correria diária e as mil tarefas que temos de cumprir,  pode ser raro encontrarmos tempo para focar na nossa respiração, por exemplo. O Método DeROSE, há 6 décadas,(re) ensina pessoas a respirar e, por mais simples que isso pareça, esse é só o primeiro passo em uma série de benefícios e melhorias que essa simples reeducação desencadeia na vida de nossos alunos e, inclusive, na vida de todas as pessoas que os rodeiam.

Aprendendo a respirar melhor e, consequentemente, desenvolvendo inteligência emocional, autocontrole, habilidade de raciocínio e incorporando os nossos conceitos, que envolvem bons relacionamentos,  boa alimentação, dentre outros, o praticante do Método melhora não só a si mesmo, mas a toda a parcela de mundo que ele entra em contato.  

Texto original disponível aqui.

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