O segredo para tomar boas decisões

shutterstock_243509647.jpg

Chegou o momento de tomar decisões importantes. O seu sucesso depende de fazer escolhas inteligentes.

No entanto, são poucas as pessoas que possuem, ou adquirem, a capacidade de tomar qualquer decisão num abrir e fechar de olhos.

A boa notícia é que com o tempo e a prática nos tornamos melhores em tomar decisões acertadas. A prática e o autoconhecimento são essenciais para fazer de nós pessoas mais conscientes emocionalmente e mais assertivas.

Fazer escolhas requer um equilíbrio bastante específico e de forças opostas: emoção e razão – além, é claro, de ter de avaliar o futuro próximo para saber se essas decisões podem serão consideradas as melhores ou não

Tomar uma decisão, independente do contexto em que nos encontramos, é algo que envolve os mais variados processos mentais. A seguir, apresentamos os segredos que vão te ajudar a tomar decisões cada vez melhores:

#1 Intuição em primeiro lugar
Confie na sua intuição, mas tome cuidado para não deixar que seus sentimentos pessoais distorçam a realidade para favorecer as escolhas pessoais.

#2 Lembre-se: você não sabe de tudo
Esteja aberto a ouvir a opinião de pessoas com maior conhecimento sobre determinado assunto. Aprenda com seus erros e inspire-se em seus acertos.

#3 Analise bem o problema
O segredo para lidar com a indecisão é analisar com clareza a questão. Num ambiente calmo e silencioso, repete para ti mesmo qual é o conflito que tens a definir.

#4 Mantenha o foco ajustado
Permanecer concentrado é essencial para conseguir pesar prós e contras e, depois, optar pela decisão mais benéfica. A mente precisa estar em paz para observar a situação como um todo.

#5 Esqueça o passado
O que deve ser levado em conta ao realizar uma escolha muda de uma situação para outra. Embora o aprendizado seja sempre útil, tente se livrar de antigos paradigmas quando avaliar a situações atuais.

#6 Organize seus pensamentos
Diariamente, mais de 60 mil ideias passam pela nossa cabeça. É claro que no meio desse mar de informações é difícil discernir as que valem a pena daquelas que só atrapalham. Decisões tomadas sob pressão tendem a ser precipitadas – e erradas. Concentre-se nos pensamentos positivos, eles, sim, são indicadores de sucesso.

#8 Corra riscos
Ficamos bloqueados porque encaramos o fracasso como algo negativo. Mude a perspectiva:  ele é apenas mais uma experiência de aprendizado.

#9 Aproveite
Cada decisão é uma oportunidade, mesmo que não muito agradável ou feliz. Entender e aproveitar cada uma delas é essencial para que você mantenha o equilíbrio emocional e não se sinta frustrado.

No Método DeROSE, você encontra uma grande diversidade de atividades e treinamentos que vão desenvolver (e muito!) a sua capacidade analítica e de concentração – duas habilidades indispensáveis para a tomada de boas decisões.
Lembre-se, sempre: tudo que não for inato, poderá ser aprendido.

Texto original disponível aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s