O dia precisa de mais horas?

001-Gestão-do-tempo

Você já se pegou desejando que o dia tivesse mais de 24 horas para que você conseguisse cumprir todas as suas obrigações?

Tempo é dinheiro.

Na vida profissional ouvimos (e dizemos) isso repetidas vezes. O que não pensamos é que, além disso, tempo é qualidade de vida, e a forma como lidamos com ele impacta diretamente os níveis de produtividade, estresse e até mesmo felicidade.

Existem diversas técnicas de gestão do tempo, vamos te apresentar algumas, verifique aquela que parece fazer mais sentido para você, adote e velha mudanças significativas na sua produtividade de qualidade de vida.

Método GTD

Esta metodologia oferece um sistema que ajuda a trazer clareza mental, espaço para pensar e consciência para tomar decisões. Tudo isso por meio do armazenamento correto de todos os processos, fazendo com que o usuário tenha acesso às informações necessárias no momento em que precisar.

Sua aplicação se dá em 5 passos:

  1. Capturar: nessa primeira etapa, o objetivo é coletar tudo o que merece sua atenção e organizar.
  2. Esclarecer: agora, analise com bastante foco cada informação que coletou e decida se cada uma demanda uma ação, ou não.
  3. Organizar: organize os itens que permaneceram da etapa anterior da maneira de sua preferência. Faça listas e separe as tarefas de acordo com as semelhanças entre elas.
  4. Refletir: revise com frequência todas as listas feitas para garantir que não está esquecendo nenhuma tarefa. No mínimo, você deve fazer essa revisão uma vez por semana.
  5. Engajar: é o momento de executar, de fato, as tarefas selecionadas em suas listas.

Método Pomodoro

Criada na década de 1980, a técnica prega a divisão de fluxos de trabalho em intervalos de tempo, prometendo estimular o foco e agilidade do funcionamento do cérebro. As etapas do método seriam:

–  Listar: Crie uma lista de tarefas que precisa realizar

– Cronometrar: programe um cronômetro para 25 minutos

–  Trabalhar sem pausas: da lista inicial, selecione uma tarefa para realizar primeiramente e trabalhe nela sem quaisquer interrupções (é essencial não pausar a tarefa nesse período!)

– Pausa: assim que os 25 minutos acabarem, faça uma pausa de 5 minutos, aproveitando esse tempo para fazer algo que te relaxe.

– Retomada: depois do intervalo, retome as atividades por mais um “pomodoro”. Realize intervalos ao final de cada um.

– Pausa Longa: após quatro “pomodoros”, faça uma pausa mais longa –  de 30 minutos –  e, depois, recomece a tarefa.

– Tarefa concluída: apenas ao terminar, risque a tarefa de sua lista inicial.

Método Kanban

O método kanban é mais do que uma metodologia de gestão do tempo, é uma técnica de gerenciamento de projetos amplamente empregada em grandes empresas, mas que você pode usar também, de forma simplificada, para se planejar melhor em seu dia a dia.

Essa metodologia consiste em agrupar tarefas em um quadro dividido por listas. Cada tarefa deve ser escrita em um cartão e transferida de acordo com o andamento de seu processo. Por exemplo: criar um quadro com listas intituladas “em andamento”, “concluído” e “a iniciar” e ir posicionando as tarefas em cada divisão, à medida que vão sendo realizadas.

A forma como gerimos o nosso tempo diz muito sobre a nossa qualidade e estilo de vida. A boa gestão é aquela que te permite ser mais produtivo não só na vida profissional, mas também na vida pessoal.

Aqui no DeROSE Mooca, oferecemos Gestão Evolutiva para todos os nossos alunos. Esse material, além de ajudar o praticante a encontrar seus pontos fortes, reprogramar o mindset e encontrar o seu propósito, o ajuda a estabelecer prioridades, se planejar e transformar sonhos em objetivos.

Agende uma visita, nós vamos adorar te receber!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s