Relacionamento Humano

WhatsApp Image 2018-08-14 at 21.36.02

Relacionamento Humano

Com quantas atrocidades sociais, sejam elas físicas, emocionais ou psicológicas você se depara por dia?

Será que é esse o mundo do qual quer fazer parte?

Já sabe como é que pode fazer a diferença na atual sociedade?

Pois bem, a sociedade é constituída por indivíduos, e por isso mesmo cada um dos seus indivíduos e estes por sua vez são a sociedade. Ela é real.

O objetivo da sociedade é a felicidade pública – através da solidariedade em busca de um mundo comum com atitudes de relacionamentos em alta performance.

Por esse mesmo motivo vou destacar 4 dos principais relacionamentos pessoais, enumerando as suas características e quais os momentos da sua vida em que estes relacionamentos são mais importantes.

Mas antes esclareço dois conceitos:

Comunicação interpessoal: é o relacionamento entre pessoas, caracterizado através dos eventos ou acontecimentos que se verificam no lar, na escola, na empresa, na igreja, etc.

Comunicação intrapessoal: é a comunicação que mantém consigo mesmo. É o diálogo interior. Exemplos: a oração, a meditação, o autoestudo, etc.

Os 4 principais tipos de relacionamentos

Os relacionamentos familiares, são por ordem cronológica os primeiros que o ser humano tende a desenvolver. Nestes relacionamentos os membros estão interligados por laços familiares. É importante destacar o papel deste tipo de relacionamentos, que vão sem dúvida marcar toda a sua vida e a maneira como você vai se comportar nos restantes.

Acrescento ainda que são dos poucos que têm o potencial de durar para toda a vida, sendo dos que deverás ter mais cuidado em preservar.

Os relacionamentos de amizade estão presentes na vida de qualquer ser humano, ainda que de diferente modo. Dentro deste tipo de relacionamento pode haver muitos outros conceitos ligados ao de amizade, como por exemplo o melhor amigo.

Estes relacionamentos são desenvolvidos maioritariamente na fase da adolescência, onde o ser humano tende a valorizar como sendo os seus principais. É importante destacar que os relacionamentos de amizade vão mudando ao longo dos anos, até como o próprio conceito de amigo.

Na fase da adolescência, com a supremacia dos relacionamentos de amizade, os relacionamentos familiares tendem a atenuar-se, mas ainda assim estão presentes constantemente na sua vida.

Em 3º, os relacionamentos amorosos. Como em todos os tipos de relacionamentos, eles passam por inúmeras fases. O amor por assim dizer acontece desde muito cedo, mesmo que sob algumas características imaturas. Com o tempo vai evoluindo e manifestando-se de diferentes maneiras. Dentro do relacionamento amoroso inclui-se sentimentos como o amor, a paixão e o desejo.

Por fim, os relacionamentos que se estabelecem no trabalho, também chamados de relacionamentos laborais. Eles são um tipo de relação que está totalmente ligada a uma atividade, neste caso o trabalho. Este tipo de relacionamento é imprescindível na vida de qualquer ser humano.

Os relacionamentos no trabalho são desprovidos de laços afetivos, onde uma relação mais racional e contida é privilegiada. Como estão totalmente ligados à atividade laboral, estes relacionamentos podem durar o tempo que permaneceres durante esse trabalho, dando espaço e hipóteses para conheceres melhor as pessoas que interagem contigo, podendo até evoluir para um relacionamento de amizade ou amoroso.

É importante desenvolver cada um destes tipos de relações pois são imprescindíveis e necessários na sua vida e na de todos os seres humanos.

Lembre-se que existem vários fatores que condicionam as relações e que podem deturpar a visão do conceito de relação. Por isso mesmo é fundamental estudar as relações interpessoais.

O ser humano é feito do ambiente em que vive, e que é gerado por necessidades básicas, as quais motivam ou não para exercer determinadas tarefas, sejam as necessidades fisiológicas como alimentação, sono, atividade física, satisfação sexual, etc. ou as necessidades psicológicas como segurança interna, participação, autoconfiança e afeição. Tem ainda as necessidades de autorrealização como ímpeto para realizar o seu próprio potencial e estar em contínuo autodesenvolvimento.

Relacionar-se é dar e receber ao mesmo tempo, ou seja, é estar aberto para o novo. É a capacidade de escolher, de desenvolver uma visão para você mesmo, reescrevendo a sua vida, iniciando um novo hábito ou abandonando um antigo.

Desde sempre a convivência humana é difícil e desafiante. Seguem alguns exemplos de ações negativas e positivas.

 

AÇÕES NEGATIVAS:

  • COMODISMO: torna tudo “morno” e sem sal
  • JULGAMENTO: destrói imediatamente qualquer relacionamento
  • IRRITAÇÃO: transfere a carga de algo errado para outra pessoa
  • LEVIANDADE: desconsidera que os outros têm sentimentos e preocupações
  • MENTIRA: acaba com a confiança entre duas pessoas
  • CRÍTICAS: forma uma “muralha da China” nos relacionamentos

 

AÇÕES POSITIVAS:

  • ACEITAÇÃO: compreende que as pessoas são falhas e precisam de ajuda
  • OUVIR: permite entender os sentimentos dos outros
  • PACIÊNCIA: permite suportar os outros
  • ELOGIAR: auxilia nos laços de simpatia mútua
  • INTERESSAR-SE: mostra à outra pessoa que ela pode “contar contigo”
  • SORRIR: o exercício mais relaxante e simpático que tens

Fica agora a pergunta: Com quais ações você quer rodear e pautar em cada um dos seus relacionamentos?

Se você deseja conversar sobre isso venha participar do encontro na nossa escola chamado Pontos de Vista. Amanhã o assunto é sobre Bom Relacionamento Humano.

Fonte https://www.escolaeduardocirilo.com/blog-viver-em-alta-performance/atitudes-relacionamentos-alta-performance

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s