Os aliados da concentração

shutterstock_64474027.jpg

Os aliados da concentração

Concentração

Concentração é a habilidade que todo ser vivo tem de manter a sua atenção focada sobre o que desejar pelo tempo que ele determinar. Este atributo aprimorou-se no Homem e, adicionado à sua capacidade criativa e ao trabalho cooperativo, transformou-o num adversário formidável para as demais espécies, caça ou predador.

concentração indica a qualidade individual de perceber simultaneamente os estímulos provenientes da realidade externa, tais como sons, movimentos e aromas, e interna, como sentimentos, ideias e reflexões, combinando-os ou não. Quanto mais desenvolvida for esta capacitação, maior as possibilidades de sucesso evolutivo de um mamífero, pois conseguirá identificar uma ameaça ou uma oportunidade com muita antecedência.

Os aliados da concentração

Existe um pequeno número de atributos, de atitudes, que quando exercitados continua-mente, funcionam como um substrato energético, uma fonte de poder pessoal, ampliando nossos níveis de impecabilidade e autoestima, alavancando nossa capacidade de realização, gestão de tempo e pessoas, habilidades de negociação, qualidade de vida e competitividade.

Estas atitudes destravam potencialidades adormecidas, acordando-nos para uma nova realidade de oportunidades e possibilidades, onde a concentração se torna uma habilidade natural:

Disciplina

Consiste em obediência à regras de cunho interior; firmeza, constância. Significa adotar um novo comportamento, mais inteligente e competitivo, e mantê-lo até tornar-se um hábito.

Tradicionalmente, inícios de semana, mês e ano são os períodos escolhidos pelo Homo urbanus para realizar mudanças de hábitos. Sua carga simbólica insufla uma disciplina que perdura até às quartas-feiras para depois soçobrar devido à força inconsciente dos velhos costumes arraigados.

Devemos entender que a disciplina é a adoção de uma atitude sem data para iniciar. Está muito mais conectada ao poder que ele pode e deve exercer sobre cada instante do seu cotidiano, aplicando determinação sobre as milhares de ações condicionadas que envolvem a vida afetiva, relacional, saúde e trabalho.

Ao praticar a vontade sobre uns poucos comportamentos condicionados, modificando-os e mantendo-os através da disciplina, aqueles transformam a substituição de hábitos num hobby, um passatempo, o que convenhamos, deixará seu dia-a-dia mais divertido, criativo e inovador. Assim, sua visão sobre o cotidiano muda, pois incluirá novas e sucessivas oportunidades de aprendizado e crescimento, deixando-o mais atento, focado e concentrado.

Atos de poder

Fundamenta-se na eleição de uma nova maneira de se comportar diante de um condicionamento. Inicia-se por um hábito simples, que não envolva grandes esforços e comprometimento. Que seja fácil de substituir e sobrepor disciplina. Quando o novo comportamento for inserido ao cotidiano de forma automática, estará na hora de escolher um novo modo de executar um outro hábito. Desta maneira, sucessivamente, trocaremos velhos comportamentos por novos, mais inteligentes, saudáveis, proativos e competitivos, numa espiral ascendente de alterações de conduta ilimitada.

Vitalidade física

Objetiva resgatar uma condição física de agilidade, reflexos, força e flexibilidade muitos semelhantes à de um caçador pré-histórico. Quanto mais vitalizado sentir-se, menos justificativas um ser humano criará, consciente e principalmente, inconscientemente, para não ser disciplinado e concentrado.

Na natureza, os indivíduos fisicamente mais bem condicionados atingem uma condição natural de liderança e prioridade. O Primata-sapiens acrescentou aos atributos físicos também a inteligência. Quando unimos estas qualidades à disciplina, concentração, criatividade e inovação, estaremos aparelhado-nos para atingir um grau de excelência profissional e existencial sem igual, passando a atuar como indivíduos valorizados.

Cultivando a concentração

Diante de hábitos dispersivos tão arraigados no comportamento humano, se faz necessário um treinamento de técnicas de concentração para mudar o condicionamento.

Existem técnicas diretas e indiretas para reeducar a concentração. Entre as indiretas está o exercício em manter a atenção focada sobre alguma ação, como dirigir, exercitar-se ou escrever, por exemplo. Enquanto realiza a tarefa, expande-se a consciência de maneira a acompanhar todas as qualidades, físicas, mentais, intuitivas e emocionais envolvidas na empreitada.

Este abarcamento psicofísico resulta, entre outras vantagens, o combate ao retrabalho, recondicionando-nos a executar qualquer tarefa da melhor forma possível, uma única vez. Com o tempo, isto resultará na otimização plena de tempo e energia na execução de qualquer atividade.

Os reflexos deste tipo de comportamento acabarão por remodelar indiretamente o cérebro do indivíduo, induzindo-o a manter-se sempre focado.

Para exercitar diretamente concentração, necessitamos bloquear algum pequeno tempo diário e imobilizar confortavelmente seu corpo, extraindo as tensões, aquietar as emoções com a equalização respiratória e alinhar as ondas mentais com os exercícios como manter a atenção sobre uma única imagem mental durante alguns minutos. Esta combinação técnica atua diametralmente sobre o cérebro, modificando-o e, com isso, substituindo os hábitos mentais dispersivos por um comportamento focado.

Mas o segredo está na disciplina. É o costume de executar diariamente os novos modelos de comportamento que induzirão o corpo e psiquismo a adotá-los definitivamente.

Aproveite para conhecer mais sobre o tema na palestra que ocorrerá na escola no dia 29 de agosto de 2018, às 21h, sobre Foco e Concentração.

 

Fonte: http://www.jorismarengo.com/2018/05/22/os-aliados-da-concentracao/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s