Meditação: muito além da mente

indian-yogi-yogi-madhav-727510-unsplash.jpg

O que é meditação?

Muito se fala, mas pouco se sabe sobre o que é meditar. Os dicionários definem que é pensar ou ponderar sobre algo, exatamente o oposto do que se diz na filosofia oriental que criou essa técnica. Ou seja, a definição mais autêntica sobre meditação é: o ato de não pensar.

Não é tão simples quanto parece, pois, ao tentar fazê-lo, muitos obstáculos surgem espontaneamente. E fica a dúvida que talvez surja durante o seu exercício e se transforme em mais uma barreira: qual a vantagem em parar de pensar?

Por que meditar?

Quando agimos sob influência das emoções, não raciocinamos tão bem, agimos sem pensar. Só que mesmo quando pensamos, também erramos bastante, basta lembrar quantas vezes você errou uma conta de matemática simples. A mente humana é dispersa e confusa por natureza, principalmente quando tem a interferência do ego e das emoções, que distorcem os estímulos.

Todos sabem que uma mente focada é capaz de maior capacidade de realização e de aprendizado, mas o que mais? É com a estabilidade mental que iremos acessar o próximo degrau da evolução humana. No passado éramos como os animais, muito instintivos e pouco racionais. Com o passar dos milênios, desenvolvemos o cérebro e a capacidade de raciocínio. Seguindo esse caminho, nos próximos milênios vamos aprender a usar menos a razão e mais a intuição, fenômeno que acontece naturalmente quando conquistamos estabilidade corporal, emocional e mental.

Como meditar?

É por isso que treinar meditação não funciona se você não conquistar primeiro o conforto do corpo e a administração das emoções. É preciso adotar um sistema completo, que trabalhe o físico, a concentração e o emocional, não se pode negligenciar nenhuma destas áreas sob o risco de comprometer todas as demais, só assim você conseguirá parar o pensamento e acessar a fonte das intuições e do conhecimento sempre que desejar. A consequência? Alta Performance, maturidade, progresso e prosperidade!

RESULTADOS ESPERADOS APÓS 2 MESES

Resultado #1 Aumento do seu foco e clareza mental

Uma neurocientista da Universidade de Harvard realizou uma extensa pesquisa sobre os efeitos da meditação. Ela usou scanners cerebrais e o que encontrou realmente a surpreendeu positivamente. A meditação realmente modifica seu cérebro!

O praticante de meditação aumenta o tamanho da massa cinzenta do cérebro em algumas regiões, como o córtex sensorial, o que aumenta a sua capacidade de se tornar mais presente na vida e de ser mais consciente de si mesmo. Também aumenta o córtex frontal que é responsável pela memória, foco e a capacidade de uma melhor tomada de decisão. Eles também perceberam que o praticante ganha uma maior capacidade de reduzir o stress e a ansiedade.

Sabe-se pela ciência que o córtex frontal diminui com o envelhecimento, mas uma pessoa de 50 anos que pratica meditação tem o córtex frontal com o mesmo tamanho que uma pessoa comum de 25 anos de idade. Isso é realmente incrível!

Como conclusão, o estudo mostrou que 2 meses de treinamento são suficientes para começar a aumentar certas regiões do cérebro.

 

Resultado #2
Controle do Stress + Alta Performance

O stress pode ser administrado através de um poderoso treinamento de meditação. Em 1908, os psicólogos Yerkes e Dodson desenvolveram uma poderosa teoria sobre o desempenho cerebral e o stress. Na imagem abaixo, mostra-se que a ausência de stress gera apatia e tédio, o que reduz o desempenho profissional da pessoa por falta de estímulos, ao mesmo tempo em que mostra que muito stress gera ao longo do tempo uma série de problemas de saúde que também diminuem o desempenho profissional do indivíduo devido ao excesso. Os problemas gerados pelo stress crônico estão em ordem crescente: irritação, ansiedade, fadiga, burnout.

Então, para que você possa operar em um alto desempenho cerebral, você precisa aliviar seu stress, e a meditação é poderosa nesse sentido.

Você está pronto?

 

Texto: DeROSE Botafogo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s