Tudo tende ao caos

individuo-confuso-virado-que-sente-culpado-jovem-homem-bonito-caucasiano-segurando-a-cabeca_1262-14468.jpg

Segundo o conceito 70:20:10, desenvolvido em parceria entre University of Toronto e Centre for Creative Leadership, 70% do aprendizado de um profissional se dá pela própria experiência, 20% pelos exemplos de outras pessoas e apenas 10% pelo estudo da teoria. Por isso, inicio esse artigo propondo uma experiência: fique uma semana sem arrumar sua casa, sua mesa de trabalho, sem cortar as unhas, sem cuidar do cabelo, sem tomar banho e sem passar desodorante. Ok, talvez você não possa se dar o luxo de fazer isso pelo risco de perder seu trabalho, seus amigos e a namorada. Não tem importância, só de ter imaginado como seria já serve.

Essa experiência te fará sentir na pele a tendência natural de tudo caminhar em direção ao caos, caso nenhum esforço na direção contrária seja feito. Vamos ver, a seguir, como isso se aplica a diversas áreas.

Aparência pessoal
Para tornar possível o processo de civilização do ser humano, foi necessária a sua desnaturação, ou seja, uma reeducação que nos afasta do nosso comportamento animal, natural e espontâneo. Espera-se que uma pessoa civilizada tome banho frequentemente, cuide dos cabelos, da barba, mãos e pés. A sua reputação depende muito dos seus cuidados com odores corporais, aparência e vestuário. Se, por uma semana apenas, você ignorar todos esses itens, poderá ser considerado desajustado e acabar em um hospício. O livro Sapiens relata muito bem como foi esse processo de adaptação ao novo paradigma da civilização.

Limpeza da casa
Quando era criança e morava com meus pais, tinha a ilusão de que a louça se lavava sozinha, as roupas eram descartadas sujas e reapareciam magicamente lavadas e dobradas no armário, o chão e o banheiro se mantinham sempre limpos e a geladeira sempre cheia. Só quando passei a morar sozinho que percebi o constante esforço e trabalho para manter uma casa limpa e organizada. Alguns dias de descuido podem tornar o seu apartamento inabitável. Esse vídeo do Porta dos Fundos retrata perfeitamente esse choque de sair da casa dos pais: https://youtu.be/71nbCHS1B8Q

Organização do local de trabalho
Enquanto você só dedica tempo para trabalhar (ou procrastinar) e ignora a organização, não importa o quanto você trabalhe, vai notar que as pilhas de papel na sua mesa só crescem e fica cada vez mais difícil encontrar o que você precisa e dar vazão a todo o trabalho. Esconder a bagunça nas gavetas é apenas uma solução provisória, já que um dia o espaço vai se esgotar e aí você vai ser obrigado a fazer uma arrumação de horas de duração e perceber que mais da metade dos papeis já poderiam ter sido descartados há meses. A organização diária é necessária e muito mais eficiente.

Horta
Ervas daninhas crescem sem demandar o seu esforço ou atenção, entretanto, elas não costumam dar nenhum fruto. Para plantar as sementes certas e colher os frutos desejados, é necessário o cultivo e cuidado constante, o que inclui arrancar as ervas daninhas para que não roubem os nutrientes das outras mudas.

Relacionamentos
Da mesma forma, para um relacionamento ser frutífero, é preciso preparar o terreno, cultivar e regar, arrancar as ervas daninhas. Sem isso, os relacionamentos azedam e se tornam fontes de desgaste constante.

Planejamento de vida
Se você não aprender a priorizar, a dizer não e, simplesmente deixar a vida te levar, ela te levará diretamente para o caos, assim como ocorre em todas as outras áreas citadas acima. Para se realizar e realizar algo importante na vida, o foco diário é fundamental. Pode parecer injusto, mas construir leva muito mais tempo e esforço do que destruir. Para deixar todas as áreas da sua vida em ordem, é preciso dedicação diária e constante. Qualquer descuido pode colocar a perder anos de dedicação. O sucesso e o desenvolvimento pessoal são como subir uma ladeira: exigem esforço constante para vencer a gravidade que insiste em puxar tudo para baixo. Não importa o quão alto você chegar, se parar de se esforçar, poderá ser levado de volta para o início. Se a caminhada está fácil, é porque você não está subindo.

Caso a experiência do início desse artigo seja demais para você, segue agora mais uma opção, um pouco menos subversiva: separe uma hora por dia apenas para trabalhar organização e planejamento. A princípio pode parecer que você não tem tempo para isso, mas, depois dos primeiros dias, vai perceber que começa a ter mais tempo por estar mais organizado, se planejando melhor e aprendendo a priorizar. Faça os testes e conte para nós.

Existe uma frase de Aristoteles que diz que “a excelência não é um fato, mas um hábito”. Portando, quando tudo tente ao caos, habitue-se a se manter sempre consciente, fazendo uma boa limpeza e manutenção de todas as áreas da sua vida. Atente-se que conviver com pessoas e lugares que incentivam a manutenção deu crescimento facilita muito este processo. Aqui no DeROSE Method você tem o lugar e as pessoas. Faça parte da nossa família!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s