Como se blindar de emoções negativas e desenvolver inteligência emocional

Há duas soluções que quero compartilhar com você e que você pode implementar simultaneamente.

1. Criar novos padrões de pensamentos

Com quem você anda?

Você é a média das 5 pessoas com quem mais tempo convive. Por esse motivo, é importante caminhar com experiências positivas que o aproximarão do próximo nível.

Elimine hábitos menos produtivos

Por exemplo, se deixar de assistir 15 minutos de televisão por dia e trocar pela leitura de um livro, você passa a ter 7,5 horas de leitura em um mês… cerca de 1 livro por mês, 12 livros por ano. Incrível, não é?

Evite liberar emoções em momentos de irritação

Algumas das maneiras de reagir ao stress são construídas sobre falsas concepções de como a mente funciona.

Liberar as emoções em momentos de irritação e emocionalmente fortes é um bom exemplo. Esta teoria é falsa. Liberar as emoções pode, na verdade, torná-las ainda mais poderosas, em vez de diminuir o seu impacto.

Emoções negativas causam ânsia. Isto não significa que não deva conversar com um amigo ou familiar sobre o que está a acontecendo; mas é importante não alimentar as explosões emocionais. Como conselho, aprenda a sublimar essa energia!

Desenvolva o poder da palavra

Resumidamente, faça o seguinte:

  1. coloque informações positivas no cérebro;
  2. fale sobretudo sobre o que é importante;
  3. cuide daquilo que você fala.

2. Pratique exercício e um estilo de vida afirmativo

Uma das melhores maneiras de vencer o stress emocional e a ansiedade é a prática de exercícios. Eles são importantes para o condicionamento físico, promover a saúde e o seu bem estar. Você não pode ficar parado, é importante estar em constante movimento para a liberação das energias. Além disso, são inúmeros os benefícios com a atividade física: eleva a auto-estima, melhora a postura, aumenta a produtividade no trabalho, fica menos propenso às doenças, combate o stress emocional, a indisposição e promove a qualidade de vida.

Estudos realizados em ratos mostraram que o exercício reorganiza o cérebro de modo a torná-lo mais resistente ao stress (Schoenfeld et al., 2013). O processo consite em parar o bombardeamento de neurônios nas regiões do cérebro consideradas importantes na resposta ao stress emocional (o hipocampo ventral). Estudos em humanos mostram que o exercício tem um efeito protetor de longo prazo contra a ansiedade (Smith, 2013).

Com a minha experiência, recomendo 2 ferramentas. Apesar de estarem diretamente associadas à minha vida profissional, são elas que me levam todos os dias a querer viver em alto rendimento (mesmo antes de ser professor).

DeRose Method

Uma proposta de estilo de vida com base em técnicas e um lifestyle afirmativo.

Que técnicas são usadas? Respiração, fortalecimento muscular e articular, descontração e desenvolvimento do poder da mente.

Meditação

Treino mental para filtrar o ruído constante da vida moderna e desenvolver os insights, a intuição e a clareza mental.

Poderia acrescentar esporte e uma série de atividades com exercícios em grupo ou individuais, mas quando pondero os custos e os benefícios, para mim, estas 2 ferramentas são sem dúvida as melhores opções para criar blindagem emocional.

Adaptação do texto escrito pelo Professor Eduardo Cirilo.